domingo, 28 de maio de 2017

As virtudes da solidão



Nos anos 80 o escritor italiano Tiziano Tuzani autor de " a fortune teller told me " isolou-se em um povoado no Japão e escreveu : " pela primeira vez eu me senti livre das incessantes ansiedades da vida...eu tive tempo para ter tempo."
Os homens têm estigmatizado a solidão.Ela tem sido considerada uma inconveniência , algo a se evitar , uma punição , um retiro de perdedores.Muitos a associam a desfechos negativos.
Historicamente Freud ligou a solidão à ansiedade : " na infância as primeiras fobias se relacionam a situações de escuridão e solidão".

É possível , porém , desmitificar esses conceitos pejorativos.A solidão , quando opcional , é terapêutica.Esta é uma constatação verdadeira especialmente em momentos turbulentos , quando nosso bom senso no alerta a buscar a calmaria.Se explorarmos esse tempo de solidão aprenderemos a confrontar melhor as dificuldades.
Em outras palavras : quando nos removemos do contexto social nos adaptamos a uma visão mais realista que nos ajuda na tomada de decisão.

Thomas Merton , monje e escritor , viveu vários anos em solidão dedicados à reflexão e a escrever seu clássico " thoughts in solitude " resume o meu pensamento : " nós não podemos ver as coisas em perspectiva até que deixemos de abraçá-las contra o peito "

Nenhum comentário:

Postar um comentário